10.07.2009

a violência contra as mulheres é um desporto universal



Acho esta publicidade francesa contra a violência doméstica muito feliz, isto porque é mais dirigida à própria mulher enquanto vítima do que ao homem enquanto agressor, ou seja, compara a mulher a um saco de pancada mas não compara o agressor ao que efectivamente ele é: uma besta. É que antes de fazer com que um homem deixe de bater na mulher lá em casa, é preciso fazer com que a própria mulher perceba que não pode aceitar em circunstância nenhuma que isso lhe aconteça... até porque uma besta não costuma entender a mensagem à primeira.

15 comentários:

Bichana disse...

Excelente mesmo.

Dakota disse...

A culpa é dos fdp dos contos de fadas que contam às meninas - que os sapos se transformam em princípes ...

Ivar C disse...

bichana, :)

dakota, a culpa é disso, do machismo cultural da nossa sociedade e da força normalmente substituir o cérebro. :)

Salseira disse...

Bem visto!

Ivar C disse...

salseira, :)

bia disse...

é isso mesmo! Ainda há dias soube de mais um caso... e eu só soube porque finalmente a relação acabou! Fiquei chocada e triste, principalmente por saber que durante anos de agressões a vítima sentia-se a culpada!! Isto é muito grave. Parabéns por seres incansável nesta questão ;)

Ivar C disse...

bia, isso é um factor que tem que ser ultrapassado: a vergonha da vítima. a vergonha tem que, por pressão social, ser toda do agressor. :)

Larose disse...

....sempre k ouço algo sobre o assunto .....pergunto-me para que raio as mulheres querem um pé uma boa perna ............ nos tomates do filho da puta!

juro que até lhe saíam as pevides pelas orelhas!

Ivar C disse...

larose, estou contigo. :)

Anónimo disse...

Creio que a violência fisica deve ser um pesadelo. Infelizmente cada vez mais há a violência psicológica que também não é nada boa. Como dizes Bia, e muito bem dito, a vitima vive um eterno sentimento de culpa simplesmente porque não compreende o que se está a passar. Quando há uma separação é o choque total...
Lady speaking

Ivar C disse...

anónima, a violência psicológica é bem intensa nestes casos, por ser uma violência feita dentro de portas, escondida duma forma cobarde. é como se a vítima tivesse que engolir o mundo todos os dias. :)

Paula Raposo disse...

Nem mais. Concordo. Beijos.

Ivar C disse...

paula raposo, :)

Anónimo disse...

Ola a todos...
Bem posso partilhar experiência e no que diz respeito a viloencia domestica a vitima nao se sente culpada por nao perceber o que se passa, ela acha que mereçe, pois a terapia psicologica é tao forte que a vitima passa a aceitar aquilo, pois acredita que mais ninguem a ama e mais ninguem a vai querer.
É horrivel o misto de sentimentos que se tem, eu digo-vos que até houve alturas que tinha nojo de mim, afinal eu nao passava de um objecto, nao tinha poder de decisao, nem sequer estava autorizada a viver a minha vida.
Finalmente ganhei forças e ha 4 anos que me livrei dele, tenho um filho lindo com 5 anos, do qual me orgulho muito, e neste momento sou feliz e realizada.

Cátia :D

Ivar C disse...

cátia, obrigado pelo teu testemunho e, mais do que isso, obrigado por teres sido capaz de acabar com o que te aconteceu. é importante que haja mulheres capazes... :)