8.04.2008

coisas inúteis

Admito que as lojas de coisas inúteis me fascinam. Não pelas coisas inúteis em si, mas sim pela capacidade que têm de convencer milhares de pessoas que uma coisa inútil é, de facto, útil. Há bocado vi um tipo a dar doze euros por uma imitação dum canivete suíço, uma coisa com lâmina, tesourinha, abre-latas e colher. Pegou naquilo e disse à mulher, com ar de quem já desistiu há muito do que a vida tem mais de importante, qualquer coisa como: "isto pode dar jeito, um dia que eu vá no carro e queira comer um iogurte". Ela abanou os ombros como quem não está para se chatear e, com um passo lento de quem não tem para onde ir, lá foram...
Não costumo criticar este tipo de consumismo. Até o compreendo. Às vezes a vida torna-se previsível todos os dias e, em casos em que já se perdeu a vontade de abrir um livro novo, ver um filme novo ou ouvir uma música nova, pode ser numa imitação de canivete suíço que se encontra qualquer coisa que se aproxime duma novidade. Nem que seja na esperança de um dia poder estar num carro sozinho a comer um iogurte...

10 comentários:

Evey disse...

Quando não se encontra o que se procura em lado algum, muitos começam a procura-lo nas coisas inuteis.
E aos poucos nos vamos esquecendo que as coisas foram feitas para serem usadas e as pessoas para serem amadas e fazemos tudo ao contrário.
Também não critico mas não compreendo... Espero nunca compreender.

Ivar C disse...

evey, é mesmo isso, sim. eu compreendo, na verdade até acho que já fiz coisas destas. agora não faço e tb espero não fazer mais. :)

ups disse...

Na semana passada comprei um alicate/canivete/lanterna precisamente para ter no carro. E porque? Porque em Junho, numa longa viagem de carro, atropelei um bicho que me arrancou umas peças por debaixo do carro e maldisse a minha vida por nao ter nada que ma ajudasse a arranja-las (eram 4 da manhã de uma nacional em França). Certo que comer iogurte não é tão live-saving... mas agora já não me apanham desprevenido...

Ivar C disse...

ups, lol... eu tenho uma mala de ferramentas. :)

Pearl disse...

Deprimente !!

beijinho

Ivar C disse...

pearl, concordo. :)

Pax disse...

Nao viste o lado romântico da coisa:
Ele agora vai convidar a mulher para uma merenda num pinhal, à sombra de um pinheiro, apresentar-lhe um pao para comerem com manteira e... sai o canivete!
:)

Ivar C disse...

pax, realmente sou um insensível. :)

Pax disse...

Que falta de romantismo!
:)

Ivar C disse...

pax, ou romantismo a mais. ainda n percebi. :)