7.09.2008

brasil, país tropical...

Dois polícias mataram uma criança de quatro anos no Rio de Janeiro, diz o Público. Há bocado estava a falar disto com uma amiga minha brasileira e ela ficou espantada por eu ficar espantado. Isso é todo o dia, disse ela. Tenho a ideia que os brasileiros que tentam viver o dia-a-dia em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro são uns heróis...
Vi esta notícia e lembrei-me do filme "Laranja Mecânica", em que Stanley Kubrick mostra que a diferença entre ser criminoso ou não é uma mera formalidade e não uma questão de comportamento. Se dois assassinos entrarem para a polícia passam a representar a lei, e continuarão a representá-la até que um dia, por acaso, uma câmara os filme a matar uma criança...

13 comentários:

Anónimo disse...

É natural que os brasileiros saibam conviver melhor com estes casos de violência que nós. Aliás, segundo estatíscas recentes, Portugal é dos países mais seguros (?!) da U.E. ...
Gostei da tua argumentação. Touché!

maryposa disse...

assustador mas bem verdadeiro

Ivar C disse...

paracletus, n sei se Portugal será mesmo o mais seguro da UE, para ser sincero... mas sei que n é com mais polícia que a coisa se resolve. :)

maryposa, verdadeiro,,, embora se calhar a maior parte das pessoas o assimile como ficção. :)

Red disse...

tenho-o aqui para rever, so falta a paciencia de estar sentada a frente do pc.. laranja mecanica e um grande filme :)


(e sim, o bom ou o mau podem ser iguais, so depende do lado em que estamos..)

Maria Papoila disse...

Vi a noticia na TV. Pensei comigo que para chegar ao ponto duma acção destas por parte da policia,é inimaginável para nós a realidade da vivência naquela cidade(não digo do Brasil, porque é um mundo com muitos mundos, e cheio de lugares seguros também).
Não tinha visto na perspectiva de policias/assassinos...há mundos em que é mesmo uma questão de formalidade. Gostei do teu argumento, faz-me pensar.

ComoHacerElAmor disse...

Ñ sei como é que agente pensa nas veces!

Ivar C disse...

red, já o vi várias vezes e, há cerca de três anos, houve uma reposição em cinema com cópias restauradas. :)

moura, sim, isto é inimaginável em Portugal, e ainda bem, mas o princípio mantém-se, até porque a nossa GNR e PSP não é só bons exemplos. :)

comohacerelamor, acho é que há gente que não pensa. :)

Pax disse...

Faz parte do lado degradante da raça humana: quem tem a obrigação de proteger, matar; quem tem a obrigação de cuidar, ferir; quem tem a obrigação de construir, derrubar...
Custa mais porque se trata de uma criança: não há duvidas sobre a sua inocencia.

Ivar C disse...

pax, é isso mesmo, só que os humanos n são uma raça. são uma espécie (levo isto muito a sério, sorry!) :)

Pax disse...

Certo :)
Ó raça de gente!

Ivar C disse...

pax, lol :)

rediqueti Overland disse...

Sabe que eu vivo em São Paulo? A nossa Sampa desvairada, de congestionamentos, poluição e violência. Por isso gosto tanto do seu blog, é uma delícia chegar lá de fora e abrigar-me aqui, neste recanto português.
Mas tem uma coisa: se ficamos um tempo longe de Sampa, já dá uma tremendíssima vontade de retornar logo [já SEI, você não compreende as mulheres! :)].
Um abraço.

Ivar C disse...

liz red cat, acredito que sim, que sintas vontade voltar. Eu pessoalmente não acredito que conseguisse viver em São Paulo a não ser que um médico me receitasse calmante fortíssimos e antidepressivos todos os dias. :)