6.03.2008

a paz é mais forte que o amor

Ontem fui ver um filme esquisito ao cineclube de Aveiro, cuja excelente programação continua a contrastar com uma péssima qualidade de exibição. Infelizmente. Não vou lá mais vezes por causa disso...
Bem... de qualquer maneira, entre más focagens e piores enquadramentos, numa história sobre um triângulo amoroso houve uma frase que me ficou: "A paz é mais forte que o amor", dita por uma mulher quando desiste de fazer parte desse triângulo. Fiquei a pensar se a paz é mesmo mais forte que o amor ou é o seu oposto...

28 comentários:

iTec(A) disse...

para haver paz nao tem que haver amor?e vice versa?

Ivar C disse...

ceptic, às vezes sim... muitas vezes nem por isso... acho eu. a paz total é não gostar de ninguém. :)

iTec(A) disse...

e eu a pensar que era ceptica... se ainda houvesse a hipotese de eu acreditar no amor tu detruias tudo assim de repente!!!! :D

paz pelo menos de espirito e uma utopia, é o que da piada à vida é tentar atingi-la!! conseguir o que nunca foi alcançado

Ivar C disse...

ceptic, tem piada. normalmente acusam-me de ser utópico no plano político. e eu, claro, não concordo. :)

iTec(A) disse...

depende dos teus ideais e ate que ponto se exagera!isso é subjectivo...
mas tendo em conta as pessoas que temos no governo, sim acredito piamente em utopias, e na lei do desenrasaca! e muito pouco em melhorias :P

Ivar C disse...

ceptic, eu não acredito é no capitalismo. não funciona e está mais que visto. :)

iTec(A) disse...

porreiro! só tens que convencer 98% do país!
todos querem algo e se o puderem comprar melhor :P e se não tiverem que trabalhar para o obter seria o ideal! como aquela aberraçao do david motta e sua mãezinha lol

Ivar C disse...

ceptic, pior: tenho que convencer 98% do mundo. :)

iTec(A) disse...

pá vamos por partes! uma coisa de cada vez! assim logo de rajada é mais dificil! :D

Ivar C disse...

ceptic, lol :)

ßrighid disse...

eu procuro paz. gostaria de ignorar tudo o que me impede de a alcançar, incluindo o amor...

Paula disse...

acho que nunca temos paz quando estamos apaixonados, quando amamos, quando queremos, quando desejamos....
a paz para é quando não se quer mais nada e ninguém...
eu raramente estou em paz.

pe disse...

é um belo filme, do qual retive também, essa frase; é das que martela, de facto.
e é pena a imagem desfocada, que o filme tem uma belíssima fotografia.
eu reclamava!!

saudações

Ivar C disse...

bri, vê lá se é isso mesmo que queres... :)

paula, neste momento da minha vida insignificante, estou de acordo contigo. :)

pe, tens razão, o filme é belíssimo, vou ter que o ver em casa de novo... saudações :)

Anónimo disse...

Olá!

Eu também fui ver esse filme,então eras mesmo tu quem estava à porta do café do Oita,ainda estive para te dar um aperto de mão,mas acanhei-me! Para a próxima...espero que não te importes.

Não costumo ir ao Oita,e não costumo ver este tipo de cinema alternativo,mas apesar da má qualidade da imagem e também do facto do filme ser, de facto, pelo menos para mim, bastante esquesito, passei bem o serão. O cinema comercial de Hollywood está cada vez mais rasca, pelo menos para mim. Fui ver o Indy, e que desilusão...

Sim, também fiquei com essa frase, "a Paz é mais forte que o amor...",curiosa!

Um abraço

Ivar C disse...

anónimo, olá. Eu acho que tens razão. Aliás, dantes ia todas as segundas às sessões do Cineclube. Só deixei de ir mesmo porque as deficiências técnicas me irritam. No entanto é o melhor sítio para ver cinema em Aveiro.
Sim, estava aí com a minha colega dj. Para a próxima está na boa, desde que não me assaltes, claro. :) abraço

Anónimo disse...

hehehe

não, não te assalto...sou um pacato!

mais um abraço

Ivar C disse...

anónimo, ainda bem. eu também. menos quando bebo. :)

Anónimo disse...

boa,então já somos dois! lol

Ivar C disse...

anónimo, lol. :)

ßrighid disse...

só depois de se conseguir paz é que se consegue amar, não achas?

Ivar C disse...

bri, para ser sincero não acho totalmente... às vezes há casos de "amor em tempos de cólera". :)

ßrighid disse...

:)
É possível. Eu não devo perceber gde coisa de amor...

Ivar C disse...

bri, eu também não percebo nada. deixa lá... :)

Maria Papoila disse...

No amor existe desejo, paixão, querer, querer...mas pode existir tudo isso sem amor. Amor, mesmo.
Onde há amor, há paz.

Ivar C disse...

moura, este comentário fala por si. :)

Pedro Jordão disse...

Bem, compreendo as críticas à qualidade da imagem no Oita (apesar de não achar que chegue ao desastre de não se poder ver o filme com um mínimo de qualidade) mas, ao contrário do que a maioria facilmente julgará, não se deve a desleixo de nenhuma das partes envolvidas (Cineclube de Aveiro ou projeccionista). Infelizmente, as dificuldades são intransponíveis, a não ser que se façam alguns consertos dispendiosos (quando pagarem os muito milhares de euros em dívida ao Cineclube talvez tenhamos dinheiro) ou que se mude a muito antiga e limitada máquina (o que é, obviamente, impossível). Para além disso, o Cineclube exibe com alguma regularidade películas antigas, que normalmente não vêm nas melhores condições, mas que são exibidas tanto no Oita como na Cinemateca. Mais uma vez, compreendo as críticas, mas a escolha aqui é mesmo entre ter aquele Cinema (aquela sala e aqueles filmes) em Aveiro ou não o ter de todo, pelo que fica o pequeno esclarecimento.

Pedro Jordão
Cineclube de Aveiro

Ivar C disse...

Pedro Jordão, aquela desfocagem do lado esquerdo resolve-se com pouco dinheiro... mas sim, acredito que tens razão. Obrigado pelo esclarecimento. :)