3.20.2008

agressão a professora no Carolina Michaelis



Esta é a história, contada em poucos segundos, duma miúda mimada que devia levar uma chapada lá em casa, e duma professora que deve estar com uma depressão nervosa e a tentar ganhar coragem para enfrentar outra vez uma semana de trabalho. Imagino o que ela sente cada vez que ouve alguém dizer mal dos professores, uma moda para quem não tem mais nada que fazer e menos ainda em que pensar. Boa Páscoa, se possível, e obrigado à Angie pelo vídeo. :)

52 comentários:

Pipa disse...

tambem acabei de ver este video na televisão!

estou sem palavras para descrever o que se passou!

se a miuda fosse minha filha, tenho a certeza que ficava de castigo ate nao me lembrar mais desta triste e humilhante figura!

Anónimo disse...

é pá... vários comentários possíveis. prefiro ficar por um "foda-se, não há ninguém que vá às trombas da chavala?"

Ivar C disse...

pipa, foi o que acabei de dizer à mãe da minha filha... e ela concordou. :)

rpl1, não gosto nada de admitir isto, realmente, mas era preciso, sim. :)

Pipa disse...

infelizmente não é o único caso de bullying.. o que não falta por aí são estes tipos de actos!
Os professores já não são o que eram, autoritários portanto.. mas tambem em parte é por culpa dos pais, que por vezes preferem ficar do lado dos filhos em vez de darem um belo par de estalos para ver se acordam de uma vez por todas.

Ivar C disse...

pipa, tens razão, até porque esta escola nem é uma escola daquelas com um estrato social e económico baixo. estes putos são mesmo só uns totós mimados e mais nada. :)

Angie disse...

É o segundo caso no Carolina, da última vez, além da aluna ter agredido a professora, a mãe bateu no director(a) do conselho executivo!!! como é que eles não hão-de ser assim?

Ivar C disse...

angie, por acaso... a minha ex-mulher já me tinha contado que isto estava assim... mas a ver é diferente. como é que é possível? :)

Angie disse...

a minha mãe já foi ameaçada com uma faca por um aluno da 4ª classe!!! Mas como boa pedagoga que é, conseguiu chegar até ele e ainda hoje ele lhe manda prendas (cordeiros lol era em Bragança), como forma de reconhecimento por ter sido a única que se interessou por ele! Sou uma filha babada, eu sei! :)

Ivar C disse...

angie, mas, supostamente, a auto-defesa não é uma das competências dos professores... :)

Angie disse...

loooool tens toda a razão, eu acho que vou oferecer um colete à prova de bala, à minha mãe nos anos, sugiro que faças o mesmo com a tua ex-mulher! Hoje em dia, nunca se sabe :( bjks

Ivar C disse...

lol, angie, e duas caixas de prozac. :)

Angie disse...

lol prozac...valium...desde que tenham diazepam, acho que os professores já os conhecem a todos de cor! Chegaste a ler a cena que fizeram ontem à minha mãe? http://echoinginthewellsofsilence.blogspot.com/2008/03/funo-pblica-not.html

Ivar C disse...

angie, sim li... não comentei porque ando sem forças para falar de professores... são tratados como se fossem a causa de todos os males deste país... não consigo perceber porquê.

Angie disse...

os professores além de serem avaliados pela senhora ministra, ainda são julgados em praça pública por lutarem pelos seus direitos! A minha mãe ensinou-me a ler e escrever porque a minha professora faleceu de cancro e não tivemos substituto, outros colegas não tiveram a mesma sorte, a culpa é da professora por ter morrido?

Anónimo disse...

eu acho um grande absurdo o k esta rapariga fez km esta prof. sm se konseguir defender dla. Precisava era a aluna ser expulsa desta eskola pk so da maus exemplos as outras eskolas e nao so, e a dps so reklamam kontra a ministra da edukaxao poe kauxa das aulas, etc. Esta aluna e' mesmo uma menina futil, mimada, xem konxienxia alguma pk nao penxou nas konxequencias e isto pode trazer pra ela, ela poder ser expulsa e fika km o seu nome manchado pra tda e vida pk ela k se lembre k tem um processo desde o 1ºano e e' esse processo k konta pra arranjar trabalho e pior xao os seus amigx k ou ver a xena k ninterviram e ainda filmaram estas xenas
horosas. Km esta brinkadeirinha ela pode ter um processo disciplinar, ser expulsa da escola e a prof. pode levar isto a tribunal.

Ivar C disse...

angie, o que eu acho é que a questão dos professores não está a ser bem defendida. :)

Angie disse...

em que sentido Bagaço?

Ivar C disse...

angie, no sentido que o que está a passar para a opinião pública é que os professores estão mais preocupados consigo do que com os problemas da educação em si... não estou a dizer que isto é verdade... estou a dizer que é o que está a passar... :)

Angie disse...

é possível Bagaço, mas a verdade é que os professores, como ficou hoje bem visível, estão a remar contra a maré e completamente sozinhos. Claro que há bons e maus professores, como há bons e maus profissionais em todo o lado! Sendo filha de professora, lembro-me de toda a minha vida ver a minha mãe sair de casa de madrugada e entrar em casa de noite, tudo por amor à profissão, muitas vezes a trabalhar em condições, que a maior parte das pessoas não faz a mínima ideia, porque o interior só serve para votos, para o resto os senhores ministros nunca se lembram, mas isso são outras histórias. O importante mesmo é tentar introduzir um sistema de avaliação sim, porque os professores não se estão a esquivar, mas um sistema que seja justo e criar mais condições para que os professores possam dar o seu melhor e acima de tudo os paizinhos em casa darem alguma educação aos seus filhos, que não fazem mais do que a sua obrigação, delegam todas as responsabilidades aos professores e são sempre os primeiros a cair-lhes em cima!

redonda disse...

Chocante o vídeo. Já tenho a ideia de como as coisas estão más porque uma das minhas irmãs é professora.

Anónimo disse...

Para mim, muitas vezes os pais sao culpados deste tipo de coisas.
Isso porque, actualmente, se um professor mostra autoridade lá vao os paizinhos reclamar que os filhinhos ficam traumatizados!
Tadinhos...
Depois dá nesta vergonha!

Ivar C disse...

angie, eu concordo contigo. :)

redonda, é incrível... mais do que a afronta física é a maneira leviana como se trata uma professora. :)

i, tens razão sim. Acho que isto é falta de uma chapada na altura certa. :)

José Teixeira disse...

Acho que estás a tentar ver a floresta e só olhas para uma árvore. Claro que esta míuda precisa de uns valentes pares de estalos, ela e os pais, contudo não deve ser com profes a drufar ou cheios de prozaques ou diazepan que se vai conseguir ensinar os nossos filhos.
Um par de chapadas na míuda, um tratamento para a prof e muita coragem e capacidade critica de todos.
Fácil comodo e confortável para muitos é que não se mexa em nada, pelo menos para um grupo de profes que à beira da reforma e com horários de dez a zero horas quando as fazem já que estão muito tempo de baixa para poderem desenvolver outras actividades.
Claro que os profes não são o mal deste pais, claro que não, mas que são uma classe coorporativa bem representativa do estado balda do nosso pais. Foram eles os mentores das reformas curriculares e organizativas pós 74, resultaram? não, querem alterar alguma coisa? não.
Ok, no meu último ano de liceu numa turma de 30 havia 3 ou 4 negas a qualquer disciplina, agora há 3 ou 4 positivas, conclusão: os putos de hoje são uns estúpidos, mais nada. Tudo o reto está perfeito.
Desculpa Ivar, não resisti.
Abraço

Ivar C disse...

japinho, está na boa. a opinião é bem vinda e eu compreendo-a. Esses professores com horários de dez a zero horas existem, mas não são representativos da classe. os que eu conheço pessoalmente andam com a casa às costas para todos o lado e quase todos me contam coisas destas, portanto, essa floresta está cheia de árvores destas que se fala aqui. abraço.

Anónimo disse...

Atlântida: …”parece” que as obrigações dos pais estão delegadas na escola… “parece que são culpados”… Acho que sim “parece”! Na realidade têm uma GRANDE quota de responsabilidade... mas acho importante não esquecer que as escolas/professores e as famílias são reflexo da “nossa” sociedade, que por sua vez é “fruto” do sistema português.
“Parece”, infelizmente, que é preciso acontecimentos deste tipo para despertar as consciências que por conveniência estão adormecidas… é “triste” … depressa se deixam adormecer novamente…

Woman Once a Bird disse...

Turmas com quase todos os níveis negativos? Onde? Cá em Portugal? Meu amigo, pois se temos uma legislação que quase não o permite! Se temos um sistema em que na avaliação pesam-se "intenções" e "boas vontades". Uma olhadela ao sistema de avaliação do primeiro, segundo e terceiro ciclos. E assim se compreende como chegam alunos ao Secundário que não lêem, soletram.
As pedagogias do trauma, da motivação, da animação cultural estão aí a dar todos os frutos. Inclusive o que se vê no vídeo.
No pseudo debate de há umas semanas atrás, um professor dizia que um dos inspectores exortava à avaliação positiva. Invariavelmente. A Ministra mostrou-se chocada. Pediu, indignada, o nome do inspector em causa, como se desconhecesse que o Ministério tem trabalhado, há largos anos para uma estatística que quer um País dito alfabetizado, mas no gráfico. Mais nada.

PS: Já nem comento a exortação à denúnca pública. sabemos bem como têm funcionado a coisa por cá, nestes últimos anos.
Depois não perguntem por quem os sinos dobram (pego no mote do livro do Hemingway). Podem parecer dobrar só por alguns, mas na verdade dobram por todos nós.

Root disse...

Acho que se estão a focar apenas no que a miúda fez mas há outros pontos que também são graves.

Acho igualmente grave os outros alunos terem-se limitado a olhar, e pior, a rir e a filmar como se fosse um espectáculo de cinema. Onde está a humanidade e o civismo?

Eu sou professor e coloco grande parte da culpa destes actos na falta de educação aos filhos por parte dos seus pais, e ao governo que constantemente desautoriza os professores. E este actual governo então fez ainda pior, demonizou a classe dos professores tentando fazê-los parecer os culpados da situação do país. É semelhante ao que o Hitler fez na Alemanha. O país lá estava mal, então é muito fácil arranjar por a culpa em alguém e assim se parecer um "deus". Foi assim que Hitler se popularizou ainda mais, demonizando os judeus. Por acaso ironicamente, Hitler também era socialista e chegou ao poder com maioria absoluta. É claro que assim os alunos não vão respeitar os professores. Também admito que não são os únicos culpados, mas para mim são os principais. Os pais e o governo.

Os meus alunos são o que se considera "alunos difíceis" mas consigo controlá-los e transmitir-lhes formação. Mas noto no entanto a sua forte dependência dos telemóveis e ultimamente das PSPs. Como sou homem e sou grande fisicamente imponho algum respeito. Pode parecer ridículo mas os instintos primários dos humanos cada vez vêm mais ao de cima e eles respeitam-me mais por eu ser maior que eles. No caso da professora, é mulher e não parecer ser muito forte fisicamente, eles respeitam menos. É uma vergonha que os alunos de hoje não tenham noções básicas de civismo e cedam a instintos primários.

Pessoalmente e não estando a criticar a professora directamente, isto porque é preciso lembrar que os professores não têm qualquer formação em como lidar com estas situações (mesmo eu que fiz o curso há pouco tempo nunca me ensinaram a lidar com estas situações), eu teria resolvido o problema de outra forma.

Teria devolvido o telemóvel à miúda, o que provavelmente já a calava. Tinha-lhe marcado falta disciplinar, feito uma participação para que houvesse um procedimento disciplinar que podia dar direito a uns dias de suspensão e respectiva cartinha aos pais, porque neste tipo de atitudes o que o professor pode fazer é limitado. Não teria reagido da forma que a professora reagiu porque é estar a descer ao nível da aluna, e chega-se a um ponto em que é ver quem puxa mais pelo telemóvel. Relembro no entanto o que disse atrás, os professores não têm formação para lidar com estas situações. Cabe maioritariamente aos pais como educadores ajudar a construir o carácter dos miúdos. O problema é que muitos pais hoje em dia não querem saber dos filhos, e dão-lhes mariquices electrónicas para compensar o tempo que não passam com eles. O papel do professor na construção do carácter de um aluno é limitado, visto que os alunos estão com ele uns 3 anos e depois mudam de professor. Os pais podem ter um papel mais forte uma vez que acompanham o crescimento dos miúdos.
Pior que isso tudo, é que alguns pais, e infelizmente muitos, vão dar razão à miúda dizendo que a professora não tinha nada que lhe tirar o telemóvel, que é um objecto pessoal e não sei quê. E é verdade, a professora não devia ter que tirar o telemóvel, os pais é que deviam ter educado a filha para não utilizar o telemóvel dentro da sala de aula. A professora ao retirar-lhe o telemóvel está a mostrar interesse pelo futuro da miúda, numa tentativa que ela preste atenção à aula de forma a preparar melhor o seu futuro.

Além disso o novo estatuto do aluno, recentemente em vigor e feito pelo actual governo é ridículo. Eu tenho agora de fazer testes aos alunos que não foram a grande parte das aulas. E mais, se os alunos que vão fazer esses testes reprovarem neles, o conselho da escola é que depois decide se eles ficam ou não. Ou seja, é ridículo, podem não saber nada de nada, chumbar nos testes e mesmo assim ficarem na escola e passarem de ano. Um dos meus alunos que está nessa situação, disse mesmo isso que é ridículo e que não concorda com isso porque não foi às aulas, acha que não merecia ter mais hipóteses. E atenção, que ele é principal beneficiado, por isso estão a ver o ridículo deste novo estatuto do aluno. E pior que isso, é que já há 2 ou 3 anos que os professores são pressionados para não chumbar alunos. Lembro-me de na TV um professor ter dito que um inspector lhe disse que não podia dar negativas. Ele depois retratou-se dizendo que não era verdade. Se é verdade ou não não sei, mas é o que acontece nas escolas e toda a gente sabe disso. E não são só os inspectores, mas sim as próprias medidas do governo que pressionam os professores a não reprovar alunos. Eu não gosto de reprovar alunos, mas se estou a passar toda a gente acontece 2 coisas. 1º não estou a fazer lá nada, eles sabem que não chumbam e logo a maioria não quer aprender. 2º não estou a preparar os jovens para o futuro do pais, nem como cidadãos nem como trabalhadores, o que para mim é ainda mais grave! Pergunto-me como serão os portugueses de amanha!

Além disso um professor ao contrário do que se pensa ganha mal e trabalha muito. As pessoas pensam que um professor chega à sala de aula, dá a matéria e é só isso. Mas estão redondamente enganadas. Essa é a parte fácil. Estar na sala a dar matéria para mim não custa quase nada. O que custa é preparar as aulas, fichas, apresentações, materiais de estudo, isso sim ocupa muitas horas, muito mais do que as que passo a leccionar. E além disso é preciso ir a várias reuniões por semana, reuniões que o actual governo aumentou em número e que tornou obrigatórias, o que faz que tenha menos tempo para preparar aulas.

Pessoalmente penso que vou deixar o ensino. Ganho mais a trabalhar por conta própria se fizer trabalhos de programação, a fazer aplicações para empresas, e até já tive propostas para ir trabalhar em empresas. Por isso, e como discordo veementemente das políticas que têm sido introduzidas principalmente pelo actual governo, e porque não vejo grandes perspectivas de carreira com as alterações que foram feitas, acho que vou mesmo deixar o ensino e ir para algo onde ganho mais e posso evoluir na carreira.

Ah, e saiu recentemente um artigo num jornal onde se lia algo como "se o governo se auto-avalia de muito bom, como pode criticar os professores de fazerem o mesmo?". Gostava de dizer que isso é falso. Não há professores em Portugal avaliados como muito bom. Os professores são todos avaliados com suficiente. Para ter bom é preciso ir a um júri e defender porque merece ter um bom. E muito bom nunca ninguém teve, porque apesar de estar previsto, nunca saiu regulamentação por parte do governo para o muito bom, como tal nunca nenhum professor teve muito bom.

Peço desculpa pelo "testamento", mas estava numa pausa de fazer as provas complementares para os alunos que andaram a faltar.

Root disse...

Japinho. Não sei que casos conheces de professores com horários de dez a zero horas. Existem esses casos é verdade, mas são geralmente professores que desempenham cargos executivos ou administrativos a tempo inteiro, mas seja como for são muito raros e têm os dias contados.
Quanto a dizeres que no teu tempo havia menos reprovações, gostava de saber em que te baseias, porque o que eu vejo acontecer actualmente é o contrário. E é o próprio governo que o diz, ou não reparaste ainda na "bandeira" do governo a dizer que conseguiu reduzir fortemente as taxas de abandono escolar e reprovação? :)

Respeito é claro a sua opinião, mas discordo bastante dela, principalmente na parte das reprovações.

Cumprimentos

Ivar C disse...

atlantida, aquilo que se chama sociedade civil está, de facto, adormecida, mas é compreensível que não se possa centrar apenas nos problemas dos professores. tens toda a razão, de qualquer maneira, quando dizes que as escolas/professores e as famílias são reflexo da "nossa" sociedade.

woamn once a bird e heartless, obrigado pela vossa contribuição. sabem mais do que eu sobre este tema e gostei de vos ler. :)

Mulheka disse...

Essa miuda devia levar um bom par de estalos e passar uma vergonha em frente à escola inteira. Que a ponham a lavar as escadas depois das aulas! Passava-lhe logo a mania!

Ivar C disse...

mulheka, acho que nesse ponto estamos todos de acordo. :)

Anónimo disse...

Atlântida: A ideia não é a sociedade civil se centrar, apenas, sobre os problemas dos professores, mas sim sobre os “seus” problemas. Não serão situações como a que “assistimos” o espelho da nossa sociedade civil?
Não é o comportamento destes alunos em particular, nem desta professora, é sim “tudo” o que lhes está subjacente!

Ivar C disse...

atlântida, acho que não és a atlântida mesmo... lol. mas sim, tens razão. :)

Pedro disse...

Bagaço, infelizmente é o estado da nação!
Estado esse, que os incompetentes que nos governam procuram não ver!
Que as pessoas procuram esquecer!Que ninguém quer entender!

Um abraço!

Ivar C disse...

pedro, acho que tens razão. infelizmente até acho que o governo vê e sabe disto. acho que até o provoca. a estratégia de desestabilizar o ensino e a saúde para abrir portas à privatização é antiga... um abraço. :)

Angie disse...

Acho que ninguém devia ser obrigado a passar por isto, nem os professores, nem os alunos (alguns idiotas que se riem também, mas enfim...), nem todos nós que assistimos a esta miséria humana. Estamos a falar duma escola em pleno centro do Porto, não estamos a falar duma escola dita "problemática", acho que convém mesmo fazer um exercício de reflexão! Todos nós que somos pais, professores, alunos, cidadãos no geral, temos a obrigação de estar mais atentos para que situações destas não se voltem a repetir. A classe dos professores foi completamente desacreditada, desrespeitada por este governo, isso é verdade e não há como fugir. Espero sinceramente que consigam limpar essa imagem, com muito esforço, dedicação e coragem, acho que vão conseguir, há que manter um mínimo de optimismo ;) Resta-nos aos comuns mortais lol educar aqueles que temos em casa, porque sim, é um esforço conjunto escola/casa, não é uma dicotomia escola/casa. Bom fim de semana e boa Páscoa a todos!

Afrodite disse...

Enfim e � neste pa�s que vivemos, coitadinhos dos ladr�es, coitadinhas das crian�as que s�o vitimas de maus tratos em casa ou traumatizados por terem pais separados...BALELAS...ponham mas � a uso a "menina dos 5 olhos" e castiguem este pessoal como merece...dassse, ainda bem que acabei por n�o ser professora, este v�deo acabaria com uma professora que agrediu v�rias semi-adultas numa escola qualquer. E a cumplicidade dos colegas desta menina? Iam mas � para uma casa de correc�o aprender o que n�o lhes d�o em casa...fdx...revoltante.

� o que eu digo, temos de parar de criticar e passar � ac�o, se o estado n�o se mexe mexemo-nos n�s, n�o? Eu estou nessa...luta popular :). Bem espero n�o ser confundida como simpatizante de algum partido qualquer porque sou zero em poilitiquices at� haver um partido que me encha as medidas :).

Abreijos revoltados :)...esta miuda devia ser severamente castigada pelos pais, com severamente bastava tirar-lhe o telm por tempo indeterminado tipo at� ter trabalho e comprar o dela, sacar-lhe roupas de marca e usar s� ciganadas, sa�das s� com pais atr�s, etc e tal...o problema continua para mim a ser o mesmo, os pais julgam que educar � fechar os olhos e deixa-los fazer o que querem para nao castrar o crescimento mas na minha humilde opini�o educar � o que d� trabalho, ensinar-lhes o que � ser civilizado, a comer de boca fechada, a ajudar o pr�ximo, a respeitar os adultos....enfim, isto deixa-me triste.

José Teixeira disse...

Heartless, todos os professores sabem que é mais frequente do que se quer fazer crer a situação dos horário diminutos, todos vocês conhecem situações menos abonatórias para a classe. A quantidade de professores que estão nesse pacote deve ser minima, espero, como é minima a quantidade de alunos que reagem como esta míuda.
Espanta-me que haja um tão grande alarido com a míuda e não haja ninguém que mostre os outros casos. Para quando uma classe menos corporativa onde os próprios pares se insurjam contra os que nada fazem?
Só mesmo uma última palavra para a pobre professora, já não tem, se é que alguma vez teve, condições para dar aulas, precisa de ajuda urgente. Há que encontrar uma forma dessa senhora continuar a trabalhar a produzir a tentar ser feliz dentro do sistema e também é aqui que devemos centrar a nossa vontade de resolver o problema.

Ivar C disse...

angie, o problema é que a realidade não o permite. pais totalmente broncos é o que não falta em Portugal, e não estou a falar de miséria relacionada com estratos económicos baixos. estou a falar de miséria intelectual :)

afrodite, ena, ena... eu cá só compro roupa nos ciganos e na Zara e sinto-me confortável, lol. de resto está-se bem, tens razão. :)

japinho, eu não sei qual é a quantidade de horários diminutos nos professores por isso não me pronuncio. sei que conheço casos de professores que chegam a ter reuniões até à meia-noite e não são pagos por isso. aliás tu tb conheces porque um desses casos é a minha ex, que ainda por cima está a 300 km de casa e a ganhar mal, com uma filha longe e a dividir um quarto com uma pessoa que mal conhece.
O alarido à volta desta miúda justifica-se. primeiro porque não é um caso isolado, segundo porque o que aconteceu neste vídeo tem precisamente a ver com uma falta de respeito generalizada pelos professores. Aceito que a miúda não seja a má da fita e que seja também uma vítima disso. Aliás, esta pita ou ganha juízo ou está lixada na vida, mas pronto.
No que diz respeito a esta professora estamos totalmente de acordo. Ela não tem condições para dar aulas... e devia ter.

Ze Piscinas disse...

Umas boas bofetadas nunca fizeram mal a ninguém!

Ivar C disse...

ze piscinas, eu já apanhei bofetadas e não gostei, lol... mas isso fui eu. :)

Tia Brites disse...

O que deve ser uma sensação zen é ser mãe desta histérica de merda. Essa é que é essa.

Ivar C disse...

manga dalpaka, lol lol, ou então ser filha da mãe desta histérica de merda, ou seja, ser a própria histérica. :)

reflexos de alma disse...

isto é k é um post a dar pano pra mangas!! de facto a pita merecia um bom par de estalos ao chegar a casa! mas a professora tambem nao soube reagir correctamente, nao tem que tirar o telemovel à força, se a aluna nao dá ou tira o telemovel à prof, a professora abre um processo disciplinar ao aluno e é por aí que tem que se resolver. Em parte deu para ver que foi um caso de uma professora um tanto fragilizada que resolveu-se impor e nao foi da melhor maneira! Se formos a ver a fundo, na maioria dos casos, no final o problema já nem são os alunos ou professores mas sim os pais!

Sara M disse...

fiquei chocada quando vi este vídeo a passar na TV!! e duplamente chocada porque conheço perfeitamente e professora em causa... e triplamente chocada porque a minha mãe é professora e não quero pensar que ela pode estar sujeita ao mesmo tipo de violência e falta de respeito no seu lugar de trabalho e por parte de crianças e adolescentes mal formados e incoscientes!!

custa-me saber da situação actual dos jovens na escola e fora dela, porque o meu tempo de escola só vai há 5 anos e não me lembro de alguma vez eu ou os meus colegas termos agido de forma semelhante! estes comportamentos mostram uma extrema falta de respeito pelo professor, pela sua missão profissional, pelo seu nível etário, pela sua fragilidade física e possivelmente psicológica, e mostram que os jovens hoje em dia não sabem qual é o seu lugar!!

não quero acreditar que isto está assim, mas o que se vê nas escolas, nas ruas, nos centros comerciais, é que a educação e a prestação e o interesse dos jovens está a decair muito rapidamente, e os pais não sabem ou não querem lidar com o assunto, e os professores não podem ver-se obrigados a soluccioná-lo, ou a educar os meninos, ou a compactuar com comportamentos destes, o que teria acontecido se a prof tivesse cedido...

assusta-me pensar que esta vai ser a geração de amanhã... quanto à ministra, acho que está tudo dito... fez algumas coisas boas, mas a maior parte foi o descalabro, desautorizando os professores, liberalizando qq tipo de comportamento por parte ds alunos, e almejando uma mudança relâmpago que nunca terá bons resultados!

mas qq dia, isto vai ter de rachar... esperemos que não seja muito mau**

beijinhos

Ivar C disse...

reflexos de alma, sim, acredito que esta professora não reagiu da melhor forma mas, num país melhor, a competência dum professor é só ensinar. se a professora só apresentou queixa depois da divulgação do vídeo, acredito até que não tenha sido a primeira vez que passou por isto. :)

sara m, pelo menos acho que não tens que estar assim tão pessimista quanto à geração de amanhã. este país tem duas velocidades e não são todos assim. de resto acho que tens razão. :)

Anónimo disse...

Sou professora ou fui. Não sei. Faço intervalos de três em três anos do ensino e desse país (não porque o sistema mo permita, mas porque consigo permitir-me isso). Estas imagens causaram-me repulsa e vergonha e muito mal-estar. Não porque sou professora, não porque fui aluna, não porque tenha ou não tenha passado por situações muito idênticas, não porque tenham corrido mal. Só a minha humana condição justifica o que senti. Não preciso de mais nada.
Já chorei em frente a uma Turma, só porque a falta de interesse me angustiou e essa foi uma angústia muito aguda.Lembro-me de termos conversado sobre isso com uma maturidade que dissipou todos os momentos maus. Eles não perceberam as minhas lágrimas, mas respeitaram o momento e interessaram-se por ele, por mim, por eles. E vocês não fazem ideia quão raro isto é na vida de um jovem de hoje. Não há verdade nem profundidade nos nossos jovens, porque muito raramente se confrontam com essas questões. E não lhes parece real que aquelas pessoas, que às vezes, jantam com eles, sejam, de facto, seus pais, sejam, de facto, uma parte importante das suas vidas.

Ivar C disse...

anónima, obrigado por esta contribuição.

Anónimo disse...

De facto, o comportamento da miuda é absurdo mas como ja varias pessoas disseram, não compreendo de todo a atitude da professora. Também não sei onde encaixar o termo "agressão", pelo menos do ponto de vista físico tudo que vejo é uma professora e uma aluna num estilo de jogo puxa-puxa de luta pelo telemovel!!
Se por um lado, retirar o telemovel a um aluno, nao o faz de todo ficar mais atento/interessado à aula (a notar o "interesse" da turma em geral também); pelo menos é uma chamada de respeito.
Ja fui aluna também e apesar de nunca ter assistido a situações desta proporção, a realidade é que sempre houve bons alunos e maus alunos, alunos com diferentes educação e diferentes objectivos, diferentes niveis de interesse.
Concordo cm que devia ter sido adoptado um sistema diferente na resolução desta situaçao.
o que se edstaca aqui,contudo, é que a situaçao constituiu uma falta de respeito pelo ensino em egeral.

Ivar C disse...

kaitleen, "o que se destaca aqui,contudo, é que a situação constituiu uma falta de respeito pelo ensino em geral". concordo. :)

Anónimo disse...

concluindo e resumindo haja respeito de parte a parte partindo de um pricipio justica k nao ha punir o criminoso ou a respectivo aviso de respeito aos prfs aos pais k nao teem educacao nao podem dar a mesma sou pai de filhos nao ademito faltas de respeito amim proprio nem aos meus filhos nem ninguem se for preciso mesmo dar um par de bofetadas dou nao e a justica k me diz sim ou nao eu analiso a situacao da mesma asim se da respeito de ambas partes

Ivar C disse...

anónimo, obrigado pela contribuição. :)