2.26.2008

zedu tem que morrer

Um parêntesis para falar duma música que está a criar celeuma em Angola. Chama-se Zedu tem que morrer, deseja a morte ao José Eduardo dos Santos e tem uma letra que se pode considerar forte. O José Eduardo dos Santos é, de facto, um cancro político e está a mais no mundo, mas a letra também é estúpida porque é racista e contém incongruências históricas.

o Mpla é o partido criado pelos brancos, por isso manipuladamente dos nossos cotas parvos.

Todos os racistas são estúpidos, e só o facto de se afirmar que o mpla é o partido criado pelos brancos é um incentivo a uma espécie de racismo primário, como se o problema dum partido pudesse ser a cor da pele de quem o fundou. Mais ainda, o mpla não foi criado pelos portugueses (se é aí que o cantor quer chegar) mas sim por angolanos, e por isso mesmo é que sempre foi um partido de inspiração soviética, que é como quem diz marxista-leninista. A Unita sim, foi criada mais tarde e, segundo já li algures, com o dedinho da PIDE. Dizer que o mpla foi criado pelos portugueses é tão absurdo como dizer que o PAIGG ou a Frelimo o foram. Todos estes partidos nasceram de movimentos que lutavam legitimamente pela independência dos respectivos países (Angola, Guiné, Cabo Verde e Moçambique) e, porque foram criados por pessoas corajosas, até é uma falta de respeito dizer o contrário. Cada coisa no seu lugar.
De qualquer maneira o mpla lançou um comunicado a responsabilizar todos os que contribuirem na divulgação desta música, numa tentativa de censura com que eu não concordo. Só por isso, mas mesmo só por isso, fica aqui a minha participação na sua divulgação. Podem ouvir e ler a letra aqui.

19 comentários:

Anónimo disse...

não sei se ao dizer brancos ele quer dizer portugueses, não me parece... mas que os soviéticos eram brancos na sua maioria isso não há dúvida lol... não sei se lhe chamaria racismo... talvez apenas uma revolta pelos anos e anos de massacre colonial e guerra civil... e se formos a ver o zedú acaba por ser hoje aquilo que estereotipadamente os brancos eram na altura, exploradores, corruptos e ricos... são muitos anos de guerra é evidente que ainda há resquícios que ficam...

Ivar C disse...

that's all folks, eu percebo-te, mas acho errado usar o termo branco ali. além disso, se for dos soviéticos que falam... é descabido. os soviéticos já não manipulam cotas parvos nenhum hoje em dia porque não existem.
estou de acordo que o zedu é explorador, corrupto e rico e que a guerra deixa marcas por gerações, mas há marcas que é mesmo preciso combater, e o racismo é uma delas. :)

Nelson Peralta disse...

A filha do Eduardo dos Santos é que se tornou numa excelente mulher de negócios, que consegue fazer negócios extraordinários em Angola e com as riquezas de Angola...

A rapariga, cheia de talento, está em quase todos os negócios angolanos, dos quais destaco aqueles que são feitos com um afamado empresário do distrito de Aveiro.

Como eu adoro estes partidos "marxistas-leninistas"...

Anónimo disse...

é verdade o que dizes e concordo mas acredita que não há nada que mais me irrite que estar numa "ex-colónia" e ouvir: "isto agora está tudo destruído, destruiram tudo o que nós aqui fizemos... isto dantes é que era bonito". e ver gajos (brancos...) que aqui em Portugal tinham um emprego abaixo da média e que em África são uns reis, com dois cozinheiros, um chaufeur, casa e carro fornecido pela empresa, salários na ordem dos 4500 dollars por mês, o que duplicado por dois dá cerca de 10000$ e que pagam aos empregados (escravos) o equivalente a 75 euros por mês e ainda dizem que lhe pagam muito bem. E estamos a falar de empregados, pelo menos os domésticos que trabalham quase a 24 horas por dia... porra!! apesar da minha raça ser a caucasiana, às vezes quase que tenho vergonha disso.

Ivar C disse...

nelson peralta, eu tembém lol, o mpla está representado todos os anos na festa do Avante, por exemplo, a vender bandeirinhas e autocolantes. :)

that´s all folks, eu sei que isso é tudo verdade, mas eu sou branco e não tenho culpa nenhuma disso. só mais uma coisa: a genética acabou a definição de raça na nossa espécie. as diferenças genéticas entre nós não é suficiente para determinar uma raça, portanto os caucasianos não são uma raça, os pigmeus também não, os australianos também não. são etnias, e as etnias caracterizam-se por características somáticas e/ou culturais. :)

rafaela disse...

a minha mãe que vive em Angola, mandou-me um mail com essa musica, curiosamente esse foi o trecho da letra que me chamou atenção...

Ivar C disse...

rafaela, a frase chama a atenção, sim, mas embora, como o tha's all folks diz e muito bem, tenha um contexto, é um absurdo. :)

rafaela disse...

é sem duvida, as vezes, tem dias, é dificil ser "o branco" em Angola!

Ivar C disse...

rafaela, eu sei... também tenho lá amigos :)

rafaela disse...

nada como viver na pele!

=|

Ivar C disse...

eu sei rafaela, já vivi racismo na pele também, mas em França. :)

Maria Arvore disse...

Quando ele diz brancos expressa racismo do mais puro e está a faltar à verdade. Porque o MPLA também teve brancos na sua fundação, ao contrário da FNLA e mais tarde, a UNITA que nesse acto só tiveram pretos.

Mas depois de séculos a viver em ditadura é capaz de não se ficar lá muito bem da cabeça.

Anónimo disse...

bagaço não é O that's all folks é A that's all folks lol

eu também já senti o racismo e sei o que é ser branca em África ainda assim posso garantir que na maioria das vezes continua a ser muito mais fácil ser-se branco em África do que ser-se preto...

Ivar C disse...

maria árvore, tens razão, mas é de realçar que também temos atrasados mentais deste em Portugal, no PNR e não só, e não vivemos numa ditadura. :)

that's all folks, devo-te uma desculpa. há tanto tempo que aqui vens e, sei lá porquê, ainda pensava em ti como um Ele. :)

Anónimo disse...

bagaço, no problem :) o nome do blogue explica a gaffe :)))) lol

Ivar C disse...

that's all folks, lol, pronto... bati no fundo. :)

Unknown disse...

Realmente essa musica é completamente racista. Alem do mais as coisas devem ser vistas pelo lado mau e lado bom. Okey, o homem ficou rico, toda sua familia está rica... mas nao venham dizer esses anti-zedu que ele é que destruiu angola.

Alem disso, digam-me o nome de um presidente que seja pobre...


Em relaçao à censura penso que n se pode considerar dessa forma. Eu acho que a liberdade tem limites. E quando começas ir contra estes limites podes começar a cometer crimes... Neste caso isto pode ser um crime contra o Governo e contra o Presidente. Ha um tempo atras eu achava isto estranho, pois em portugal todo o mundo se ofende ate chamam paneleiro ao presidente em publico e nao passa nada, no entanto eu to em espanha ha mais de 1 ano e por exemplo ja foram presas pessoas por queimarem as fotos da familia real ou fazerem caricaturas do principe comer a letizia...

No entanto é uma democracia.

Ou seja, cada regime segue como deve seguir. Mesmo sendo democracia deve haver regras e nao deves ofender sem argumentos, como o proprio Bob Geldof fez quando disse que Angola era governada por criminosos sem fundamentar as suas declaracoes...


Saudacoes...

vejam o meu blog :P

Tenho 1 visao diferente de Angola, pois cresci la... e sou angolano...

Anónimo disse...

Zédu não pode morrer, isso é inveja.
Não posso adicionar o meu nome mas José Eduardo dos Santos e Ana Paula dos Santos estou com voçês do fundo do coração a minha familia tambem estão com voçês não ligam o que os invejosos falam. Que deus vos abençoe.Voçês são os namber one...!!! é Karga.
Baía - Farta, aos 20 de Dezembro de 2007........1111111111111!!!!!!!!!!!

Ivar C disse...

anónimo, lol... tenho a certeza que foi o Zédu que te ensinou a escrever. :)