2.29.2008

mulheres artistas que não compreendo (18)

Vem hoje em quase toda a imprensa. Este quadro da pintora portuguesa que os ingleses têm a mania de dizer que é inglesa, chamado Uivando, bateu um recorde mundial de venda há dois dias atrás, tendo sido vendido por €740 599 num leilão da Sotheby's em Londres.
Esta série da mulher cão é particularmente violenta, não apenas por causa da carga animalesca da mulher retratada, mas também por causa do ambiente hermético e desamparado que a envolve. As paisagens são sempre surdas e mudas e, embora neste quadro específico a mulher uive, ninguém a ouve.
A mulher cão é uma mulher que, apesar de ainda jovem, já passou pelos testes mais duros da vida e pagou o preço com a sua feminilidade. Transformou-se num cão que vê os dias duma forma agressiva e cuja sobrevivência depende apenas do seu instinto. Aliás, diz a própria pintora que estes quadros foram feitos numa espécie de revolta com o que se passou no referendo para a despenalização do aborto em Portugal (suponho que fala não só do resultado do primeiro referendo mas também da própria discussão sobre o tema).
Paula Rego nasceu em Lisboa, em 1935 e, sobre toda a sua obra, diz também que pinta para dar uma face ao medo. Eu acho que consegue, e é um medo para o qual não se consegue deixar de olhar.

27 comentários:

Etelvina disse...

eu gosto e mto!

Anónimo disse...

esta senhora é fantástica, ela e a Lila, a mulher que lhe serve de modelo há já uma série de anos.

Man Next Door disse...

Magnífico o conceito, melhor ainda a pintura.
E realmente a atmosfera amedronta.

Anónimo disse...

curioso.
acho que compreendes bastante bem a paula rego.

Anónimo disse...

Não consigo compreender a Paula Rego

iTec(A) disse...

arte é subjectiva, e não há dúvida que ela à muito que já tem rótulo de grande artista, só isso já valoriza qualquer obra dela ou em que colabore. O nome dela já representa estatuto neste ramo

Tens por exemplo a versão do Peter Pan, que é mais um romance dedicado a uma faixa etária jovem,e que tem umas ilustrações estranhas senão meio macabras para mim...

Ivar C disse...

etelvina, eu também. :)

that's all folks, sim, uma vez li uma entrevista com ela. :)

man next door, sim, lol, e a mulher também. :)

hoje pode ser maria, lol, a paula rego faz-se compreender a todos. :)

mau feitio, há caos em que a compreensão não é o mais importante. :)

ceptic, admito que não gosto da expressão "grande artista". aliás, acredito que a paula rego também não. :)

Afrodite disse...

Já sonhei que gritava e ninguém me ouvia...não sonhei "pesadelei", não foi agradável...acordei com suores frios e com uma vontade enorme de ser abraçada...como estava sozinha, liguei a tv do quarto e ouvi um pouco de musica num canal que as dá a qualquer hora...é assustador, pensei no que sentiriam as mudas e pior ainda as surdas mudas (as ou os)no dia a dia...um estado de autismo permanente? Senti-me assim um dia destes num casamento de noruegueses, que passaram o tempo todo a falar norueguês e eu...eu lá ia estando no meu mundo, só meu...a pensar na vidinha até que uma alma iluminada passou a traduzir-me para inglês as conversas...

Abreijos

Ivar C disse...

afrodite, eu tenho um curso de norueguês algures. posso mandar-te. :)

Afrodite disse...

Eu comprei lá e sei as asneiras todas e todas (não vem no curso)! :) esses já não me apanham desprevenida...

Kyss og klemmer (também sei estas)

Ivar C disse...

ena afrodite, isso não vem no curso, não. :)

Afrodite disse...

Aliás presenteei-os com a minha melhor pronuncia em asneiras cabeludas a meio de um jantar de familia...deixei um deles corado porque disse que ele me teria ensinado dizendo que queria dizer "olá", "boa tarde" e por ai fora :). Uma partidazinha minha depois de me terem obrigado a estar num estado de autismo tanto tempo.

Ivar C disse...

afrodite, em Hong Kong, nuns restaurante com lista de espera em que o pessoal está cá fora e vai sendo chamado em alta voz, eu gostava de me inscrever, por exemplo, como o "mr. Sou Paneleiro". Depois era só esperar...

Afrodite disse...

Não precisas de ir tão longe, experimenta ir aos Açores e pedir um bife de "Zabelão" com molho de "bilica"...depois conta-me :).

Entretanto tive a visita dos amigos noruegueses e claro que ensinei o nosso melhor vocabulário, conheceram familiares meus e vai de sair um "caralo" (como muito prazer) e um..não posso dizer que é feio ehehehhe...claro que pelo que eu ri e chorei a rir entenderam que os enganei :)...é mais forte que eu..não consegui evitar.

Ivar C disse...

afrodite, tenho lá uma amiga. vou-lhe perguntar. :)

Joanissima disse...

Com o devido respeito, os quadros da Menina Paula, enervam-me solenemente.
São grotescos e, chama-me esquisita, mas a arte para mim, ou bem que me dá bem estar ou bem que não perco mais tempo com ela.
Prefiro (BEM mais) os desenhos da minha filha.

Afrodite disse...

Ehehehe depois diz-me sffv :)

Ivar C disse...

joaníssima, é uma opinião que respeito totalmente. eu, no que diz respeito ao cinema, à pintura e essas merdas, prefiro quando me sentir incomodado... :)

Ivar C disse...

afrodite, direi. :)

Cláudia disse...

Uma vez disseste-me que nao percebias porque existia um dia mundial da mulher. Sendo assim, nao me admiraria se nao compreendesses a Paula Rego (e nao particularmente este quadro)...

Mas no fundo, acho que disseste isso so para me irritar. :)

Joana Amoêdo disse...

A Paulo Rêgo é grande.

Fátima disse...

Eu gosto da pintura da Paula Rego, mas por mais que olhe para as mulheres que ela retrata, vejo sempre a cara dela ( que não é nada bonita). Não sei... todas se parecem com ela, embora a modelo seja outra.
Os quandros, quer se achem ou não belos, grotestos ou não, têm na verdade uma força que só um grande artista consegue imprimir.

Ivar C disse...

cláudia, não disse isso só p te irritar. se exite um dia internacional da mulher é porque ela, tadinhas, precisam. eu não acho é que elas sejam tadinhas. :)

debbie harry, é interessante, diria eu. :)

fátima, eu acho que a Paula rego é uma mulher bonita. :)

Cláudia disse...

Se existem dias para lembrar que 'e preciso libertar o Tibete, nao e' porque, tadinhos, precisam. Nao sao coitadinhos, sao oprimidos.

Tadinho e' de ti, por dizeres essas coisas extremamente ofensivas. No dia em que deixares de ser tao chauvinista, talvez comeces a compreender as mulheres. Mas a mim parece-me que gostas de ser um labrego machista...e so muda para melhor, quem quer.

Ivar C disse...

cláudia, lol, bom dia para ti também. é bom saber que andas feliz. :))))

Anónimo disse...

'UIVANDO'É O NOME DO QUADRO?

Ivar C disse...

anónimo, em português é. em inglês é Baying... :)