2.01.2008

conversa 540

Ela – És o gajo menos romântico que eu já conheci na minha vida.
Eu – Conheceste muitos?
Ela – Alguns.
Eu – Então tiveste azar. Posso indicar-te alguns menos românticos do que eu.
Ela – Duvido. É que nesse aspecto és um zero.
Eu – Sim, talvez, mas há gajos que entram nos números negativos.
Ela – Mas os outros não interessam. Não gosto de comparações. Interessa que és uma nulidade nesse aspecto.
Eu – Tu é que começaste com comparações.
Ela – Ai foi?
Eu – Sim, com os gajos que já conheceste na vida.
Ela – Vais ou não abrir-me a porta do carro?
Eu – Não. Oferecer flores vendidas por indianos esfomeados, dizer coisas próprias duma música do Vitor Espadinha e abrir portas de carros não é ser romântico.
Ela – Então o que é ser romântico para ti?
Eu – Sei lá. É ser um escritor da primeira metade do século dezanove. Sabes mais disso do que eu porque és de Letras.
Ela – Tens a mania que és engraçado, não tens?
Eu – Não, mas também não tenho a mania que sou romântico.

15 comentários:

Anónimo disse...

Não pode ser sempre a mesma interlocutora, pois não? Mas também não podem ser todas tão parecidas, pois não? É uma dúvida que me assola, credo.

Frances disse...

para mim o ser se romântico ultrapassa todas essas ideis pré-concebidas por alguém que não fui eu.
Ir à Fnac num dia de chuva ver livros é um programa tãoooooooooooooooooooooo romântico...

Ana Saraiva disse...

Os indianos, a estarem esfomeados, não era comprar-lhes uma ou duas rosas fétidas...?
É pena que a cabeça das gentes ainda se encha de romantismos estéreis e tolos... e vemos H a dar rosas e chocolates no dia de são valentim e M a suspirar com novelas...
No entanto, precisamos de mais delicadeza e atenção (sinceras!!), H como M, muito mais...

toma lá Fresquinho disse...

"Oferecer flores vendidas por indianos esfomeados, dizer coisas próprias duma música do Vitor Espadinha e abrir portas de carros não é ser romântico" - Na mouche! quando senhores ? quando é que elas vão compreender isso ?!

Há pequenos gestos que podem exprimir de uma forma muito melhor o "ser romântico" ( o que quer que isso seja!), mas o que é bonito é oferecer rosas congeladas e balbuciar uns clichés manhosos ... !! humpf!

Anónimo disse...

Olá!

Sim, gostei da tua lógica! A de não dares o braço a torcer...pelo menos eu interpretei assim.

Efectivamente, nos dias que correm, o mais importante, infelizmente, é parecer e não ser! E é muito fácil cair nessa tentação.

E, claro, quem mais parece também mais lucra...nomeadamente no campo das relações pessoais. Mas que lucro será esse? Será real?

Desculpa a divagação.
Gosto muito de ver o teu blog diariamente e às vezes identifico-me com certas coisas!

Bom dia para ti!
Um abraço

Ivar C disse...

maria, lol, não são parecidas.

fran, esse programa também gosto. :)

e-clair, de acordo. :)

toma lá fresquinho, pois... eu até fico nervoso quando me pedem flores. :)

anónimo, obrigado e um abraço. :)

Anónimo disse...

Bem, sei que uma coisa nada tem a ver com outra, mas vou-te deixar um texto, que outrora escrevi para uma grande mulher... serei eu um incurável romântico?


Relembro as tarde de sol, em que andávamos sorridentes pela praia .Aquele beijo no paredão...... e o crepúsculo mais lindo que já vi. Fui até a beira das pedras puxaste-me para trás...



- Vais cair......



E abraçaste-me como quem protege o meu corpo de todos os males do mundo. Abrimos os braços e entregamo-nos ao vento... A tarde caía solene, as águas douradas do mar fascinavam quando reflectidas no verde dos teus olhos. E tu sempre preocupada com os cabelos, que eu despenteava de propósito...a tua carinha com o cabelo desgrenhado é a coisa mais linda que já vi. O barulho das ondas batendo e um és a melhor coisa que já me aconteceu!" deixa-me sem forças



- Senta-te aqui amor, deixa-me olhar para ti, deixa...



No teu olhar procurei a cor da minha alma. No teu toque encontrei o sentido da vida. No teu beijo entendi o porquê do meu coração bater descompassado...



E já não me importa todo o cliché destas linhas. E já não me importa o que vão pensar. O que me importa, o que me importa de verdade, é ter-te agora ao meu lado, e poder chamar pelo teu nome, e dizer sussurrando bem perto do teu ouvido:



- Amo-te!



( Sei que a escrita está um pouco naif, mas não lhe quis mexer.. está como no post original..)

Um abraço

Marte disse...

Eu não sou romântico..mas abro e fecho as portas dos carros..há mulher muito bruta! E o meu carro é o MEU carro, gosto muito dele!

rafaela disse...

Estiveste mesmo mto bem =)
e ser romantico não é oferecer flores, nem presentes no dia dos namorados, mas abrir a porta do carro é bonito e não doi nada =)

Hélder disse...

Romantismo de vão de escada também não é o meu forte.

Abraço.

Ivar C disse...

imperfeito, ena... :)

lol,marte

rafela, o meu carro está tão velhinho que eu tenho medo que a porta caia... :)

htsousa, é isso mesmo, de vão de escada. :)

APC disse...

Eheheheheh...! :-)

Ivar C disse...

apc, :)

Carla disse...

acho que podermos encontrar tantas definições de romantismo, como o número de pessoas que há à face ao planeta.
Agora esse cliché daquilo que as mulheres, em geral, consideram romântico está verdadeiramente ultrapassado

Ivar C disse...

carla, felizmente para ti está. :)