1.18.2008

xadrez 12

15 comentários:

Anónimo disse...

Bobby Fischer, um dos melhores xadrezistas de sempre (e dos mais avariados também :P), faleceu ontem, na Islândia, onde em 72 se tinha sagrado campeão do mundo, numa das maiores batalhas da guerra fria: pela primeira vez os Estados Unidos bateram os Soviéticos numa actividade que - juntamente com o circo e a ginástica - era um dos pontos de honra dos cidadãos socialistas, de acordo com a doutrina política da época naquele lado da cortina.

Fischer era menino para ter uma tirada sobre saldos. Afinal, nesse campeonato do mundo, contestou quase tudo: iluminação, tipo de cortinas, espécie de tabuleiro, entre outros...

Anónimo disse...

Para demonstrar qual a posição inicial correcta das peças, depois de alertar que no canto inferior direito do tabuleiro cada jogador deve ter uma casa branca, e de mostrar onde ficam os peões, que as torres ficam nos cantos, a seguir vêm os cavalos e depois os bispos, é habitual ouvir-se que "o rei branco fica na casa negra e o rei negro na casa branca".

Em inglês há uma expressão mais curiosa: relativamente às Damas, "the dress matches the shoes!". Que é como quem diz, Dama branca em casa branca e dama negra em casa negra...

Ivar C disse...

filipe e kamikazeking, estou a ver que temos aqui jogadores a sério. eu, na verdade, jogo às vezes mas perco sempre... :)

Alex disse...

Xadrez? O que é isso?
:)))

Ivar C disse...

alex, se estivesse aui o grande peta António Manuel Ribeiro, diria que como na vida, somos todos meras peças num tabuleiro de xadrez... :)

Anónimo disse...

Como não está, resta-nos a Mafalda:

http://br.geocities.com/xadrezvirtual/mafalda/mafalda01.html

=D

Ivar C disse...

lol, obrigado anónimo. :)

Anónimo disse...

a parte final do link do comentário das 18:57 é

mafalda/mafalda01.html

Ivar C disse...

anónimo, e é assim que eu vejo. aliás, fui lá e via as tiras todas logo... :)

Anónimo disse...

no meu monitor aparece cortado. seja como for, está resolvido. bom fim de semana!

Ivar C disse...

deves estar a ver num pop up. bom fim de semana. :)

Isa disse...

a concentraçao dela no vestido... rs

adorei estes post's do xadrez...:)))

Ivar C disse...

isa, e eu que jogo mal... :)

Frances disse...

adorei este post!!

Ivar C disse...

fran, obrigado :)