11.21.2007

suicídio colectivo

Portugal é um país deprimido. As centenas de lcds e plasmas a funcionar, uns ao lado dos outros nos hipermercados, criando um ambiente de cor e festa, já não funcionam como uma força catalisadora do astral nacional. Aliás, nem os anúncios de crédito fácil para comprar um desses televisores funcionam. Aliás, nesses ecrãs, também já não funciona nada: nem os golos da selecção nacional no canal público, nem os seios dançarinos da Floribella num canal privado, nem o sorriso de plástico dos candidatos a um casamento de sonho noutro canal privado.
O problema é que tirando esses ecrãs, o crédito concedido por uma banca imoral, a selecção nacional e mais três ou quatro programas que mascaram mal esta depressão nacional colectiva, não sobra nada a que o português médio se possa agarrar.
Diz o Diário de Aveiro que esta semana, em Vale de Cambra, a psp conseguiu evitar um suicídio colectivo de adolescentes, e que o facto apanhou toda a comunidade local de surpresa. Eu digo que só uma comunidade deprimida é que não se apercebe que os seus adolescentes andam deprimidos.
É demasiado fácil pôr a maior parte da culpa nos governantes, mas também é verdade que é fácil porque é óbvio. Os políticos esqueceram-se há muito tempo que o Homem vive do pão, mas agora até se esqueceram que nem só de pão vive o Homem. Também vive da esperança, e nem essa eles conseguem acordar.

10 comentários:

Chapas disse...

E a tendência é piorar........infelizmente.

Anónimo disse...

Infelizmente as pessoas dizem mal mas cruzam os braços, ninguem tenta mudar...

Beijinho para si!

Fatyly disse...

Antes de vir aos blogues e quando venho, leio as notícias e deparei-me com essa que me fez pensar muito e disse para comigo: sensível e desperto com toda a certeza que o bagaço vai dizer alguma coisa.

E eis esta tua magnífica reflexão.
É isso mesmo..."uma sociedade deprimida não vê a onda dos seus filhos"...mas há sempre alguém que no meio dos escombros é capaz de reagir e o alerta de uma jovem, por sua vez os seus pais foram uma mais valia.

Posso subscrever?

Um beijo sincero

Fatyly disse...

Já agora e pedindo-te desculpas, publiquei nos meus brogues caté dêre:)

Anónimo disse...

É verdade... para além do facto do nosso país não oferecer condições nenhumas para que sejamos felizes, ainda temos a agravante de uma sociedade baseada no consumismo e na falta de formação pessoal dos seus jovens... Agora trocou-se o carinho e a atenção pelos bens materiais: "filho este mês estivemos juntos 20 horas, por isso passei no shopping e trouxe-te a nova PSP e cinco jogos, não é fantástico?" Não, não é!

Ivar C disse...

chapas, é possível piorar? :)

inês, esse cruzar de braços é um sintoma de depressão. :)

fatyly, claro que sim...e obrigado. :)

bia, é isso mesmo, sim. os putos estão cada vez mais sozinhos... :)

Anónimo disse...

Assustadoramente preocupante!
Carla

Ivar C disse...

carla, pois é... eu sebscrevo o que a bia diz... parece que as pessoas andam descompensadas...

Anónimo disse...

Concordo plenamente c o q escreveste. Os Portugueses estão mal mas ñ fazem nada pra mostram q estão mal, na generalidade. Ainda ha dias disse aki no meu trab q ía fazer greve no dia 30 e a resposta de duas das pessoas foi q ñ íam fazer pq necessitavam do dinheiro. Eu tb necessito do dinheiro, caraças! Mas se ñ fizer nada, fico sempre na merda!
Desculpa a linguagem, mas essas coisas irritam-me.

Bjocas

Joana

Ivar C disse...

joana, eu estou contigo... plenamente. :)