11.12.2007

pensamentos catatónicos (109)

Aproxima-se mais um Natal, ou seja, aproxima-se mais um dia deprimente a comprar prendas por obrigação; mais alguma ginástica para dividir o tempo entre amigos, filha, ex-companheira e uma pessoa de quem se gosta acima do normal; mais as toneladas de papel na caixa de correio com promoções de todo o tipo e feitio. Eu só queira mesmo um bocadinho de paz. Se tivesse coragem não comprava prenda nenhuma e desaparecia daqui uns tempos. Mas não tenho.

11 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se concordas comigo, mas acho que o Natal é das épocas em que existe menos paz de espírito e paz emocional. E daquelas em que mais apetece desaparecer.

Anónimo disse...

Ou andava distraído ou reparei agora que alteraste a apresentação da data(mês-dia-ano). Estamos muito europeístas:)

Fatyly disse...

Eu gosto muito da noite de 24 para 25 e da festa que fazemos.
Gosto muito do Pai Natal. Gosto de ver as montras, mas nesta altura tenho paz, sinto paz porque não ando na confusão e sabes porquê?. Simples, desde que aterrei em Portugal e já lá vão quase trinta anos, de Fevereiro a Outubro compro uma ou duas prendas por mês, para além dos trabalhos manuais que faço para dar e vender. Fica tudo numa arca. Se eu morrer nos entretantos os meus sabem que é ali que estão os meus presentes e a quem se destinam.

Devo dizer-te que a prenda que tenho para a minha filha mais velha custava 55€. Em Maio fizeram liquidação total - tudo a 5€ e fui espreitar se a tal peça (escultura africana em madeira que ela adora e eu detesto e ambas nascemos lá) estaria por lá. Estava e nem queria acreditar. Vi, revi a ver se tinha defeito e trouxe-a.

Também cumpro uma tradição da minha terra: no mês de Novembro penduro algo alusivo ao Natal na porta de amigos e vizinhos.

Sempre foi o meu esquema porque tinha que poupar e poupo muito, já que os preços sobem em flecha:)

Pela primeira vez não faço árvore de natal porque dei tudo à filha mais nova que pela primeira vez será na casa dela, já que voou/voaram:)))

Alivanta o astral e sorri:) mas compreendo-te perfeitamente.

Ivar C disse...

jardineiro, concordo totalmente, sim... :)

manel, se mudei... foi sem querer. :)

fatyly, lol... bom natal para ti especialmente, então. :)

Anónimo disse...

Ainda bem que n tem coragem para desaparecer, a menina ia ficar triste e o Natal é dos pequeninos!
Anime-se, nem que seja pq as ruas ficam mais bonitas :)

Anónimo disse...

É verdade. É só stress: compras, filas, "esticar" dinheiro, preparar doces e ceias e almoços... Só de pensar!!!

Ivar C disse...

inês, é mais por ela que não desapareço, até. :)

bia, esticar o dinheiro pronto... já estou habituado. isso é todos os meses. :)

Fátima disse...

Olha sabes, o pior ainda estás para vir. Quando a vires crescer e se acontecer o mesmo que às minhas, a quem o Natal deixou de fazer sentido.
Mas mesmo assim, na noite de 24 há uma magia qualquer... qualquer coisa que nos ficou da nossa infância, quando só recebia uma boneca e uma mão cheia de chocolates e bebiamos cacau e comiamos rabanadas e acordavamos a 25 a correr para a chaminé e juravamos ter ouvido o Pai Natal que se estatelou ao descer a chaminé... e esta era a única canseira que fazia sentido. Esta já não!

Ivar C disse...

fátima, eu na noite de 24 vou jantar a casa da mãe dela mas depois até venho é para casa ouvir música... a magia é só essa. :)

nat disse...

Ando a ler o teu blog. Gosto tanto.
Eu tenho sempre vontade de fugir do Natal. Um dia fujo.

Ivar C disse...

nat, obrigado pela simpatia e pela presença. quando fugires diz... eu tb fujo. :)