7.19.2007

tanto mar



Em 1975 Chico Buarque compôs uma música sobre a revolução dos cravos, com uma letra magnífica mas que foi censurada no Brasil. Por isso mesmo a sua primeira edição foi apenas uma versão instrumental. Em 1978, quando finalmente a pôde editar com a letra, já o seu sentimento de euforia em relação ao 25 de Abril tinha murchado um pouco, e por isso mudou o poema.
Sou um adepto nostálgico desta música, que os meus pais ouviam quando eu era pequenino, e agora, para além do seu significado político, atribuo-lhe também o valor emocional que é a assunção duma certa desilusão que o tempo traz sempre. Como numa relação, o princípio é sempre eufórico, mas depois vai dando lugar a uma acomodada sensação de lassidão. Para Chico Buarque, no entanto, vale sempre a pena pedir novamente algum cheirinho de alecrim.Para mim também...

(letra de 1975)

Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim

Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim

(letra de 1978)

Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim

baixar as versões de 1975 e 1978 no rapidshare

13 comentários:

Elora disse...

Nunca tinha ouvido.Muito fixe.

Ivar C disse...

elora... se não conseguires baixar, diz. :)

Elora disse...

Obrigada. Consegui "baixar" sim.

Ivar C disse...

fixe... :)

Fatyly disse...

Como não estava cá não vivi a euforia do 25 de Abril de 74, mas sim a euforia de uma guerra civil que se agravou estrondosamente até ao dia 6 de Novembro de 1975 quando já sem lágrimas saí!
Vivi no Brasil e como adoro Chico Buarque. De facto foi proibida mas há sempre fugas né? e ouvia num gravador em casa de amigos:))))

Não compares a euforia da revolução dos cravos com a das relações humanas, porque há muitas que continuam eufóricas e genuínas, bem ao contrário dos cardos:) desculpa cravos!
Inté:)

Ivar C disse...

fatylynha, não foi bem a revolução dos cravos que eu comparei... mas sim a evolução do sentimento do Chico Buarque em relação a ela. :)

Chapas disse...

*****

Patrícia Manhão disse...

É bem verdade, essa a dos relacionamentos....as coisas mudam com o tempo, mas não necessáriamente para pior. Havendo vontade....

Patrícia Manhão disse...

Também nunca tinha ouvido a musica...e é bem bonita.
Obrigado por partilhares

Ivar C disse...

patrícia, é bem verdade, é o tal cheirinho de alecrim... e a música é mesmo muito bonita... :)

Inês disse...

Eu ouvi o Chico cantar isto ao vivo e foi bem bonito :)

Ivar C disse...

lol, inês... quem me dera. :)

Unknown disse...

Desculpe, mas não consegui baixar, pode me passar a versão de 1975 por email? raphael-toad@hotmail.com