6.08.2007

ressabiados

Lol! Uma das coisas que me dá mais gozo neste blog é perceber que deixa vários tipos ressabiados. Hoje tinha três comentários anónimos, sobre o post anterior "esta noite dormi com ela", de pessoal em total regozijo pelo facto de ter feito amor apenas uns minutos.
Acho que é a isto que se costuma chamar analfabetismo funcional, ler um texto mas não perceber o que está lá escrito. Também não me apetece explicar mas, ao pessoal que deixou os comentários, dou um conselho sério: leiam mais.
Ah! e "fizes-te" não leva tracinho. É fizeste, simplesmente. Eu explico-vos a regra porque estou farto de ver este tipo de erros. Só se puderem fazer a negação do verbo é que colocam tracinho. Exemplo:
Fizeste amor só durante alguns minutos, não pode ser não te fizes amor durante alguns minutos.
mas a negação de
Fazes-te ao bife durante alguns minutos é não te fazes ao bife durante alguns minutos.
Não é assim tão difícil, pois não?

25 comentários:

[ t ] disse...

fiz copy paste! obrigadinha tava a ver que não ;)

Ivar C disse...

[t]zinha... obrigado. mas fizeste copy-paste de quê? :)

Cristina disse...

O português é tramadíssimo... ;)

Ivar C disse...

pois é critininha, mas esta coisa dos tracinhos ultrapassa-me completamente... não é por aqui que o português é tramadíssimo... ;)

Elora disse...

Fizes existia aqui há uns anos. Fizes de limão da olá. Comi imensos.

Ivar C disse...

lol, lol, lol! olha este ano existem outra vez. tb gosto. :)

L u i s P e s t a n a disse...

A língua portuguesa não é nada "tramada", as pessoas é que nem se esforçam para saber o mínimo sobre ela.

E dava jeito, já que s usam todos os dias...digo eu...

Ivar C disse...

luis, tens razão, sim. mas acho que a cristina queria dizer traiçoeira... ;)

Cristina disse...

That's right... aqui há uns dias também dei voltas à cabeça entre um "enganas-te" e um " enganaste"! Terrível...!

Ivar C disse...

e o verbo era apropriado, cristininha. lol! ;)

[ t ] disse...

bagacinho da dica da semana. percebes-te? loll

Ivar C disse...

hum... não perce-bi lá muito...

Fatyly disse...

"ressabiados anónimos" é favor!!!

Tento escrever sem erros, mas também os dou. Não uso o corrector mas sim o dicionário.
Gosto que me chamem à atenção, porque só assim se "aviva a memória" e gostei da tua lição, porque um dos erros que custou a ser banido desde os bancos da escola, é que no "fizeste" eu acrescentava sempre um "s"-fizestes:)))))
Atenta, sempre atenta mas lá aparece o "s" onde não deve!

Para terminar..mais vale uns minutos de amor expressados nas suas mil e uma formas do que horas de amor tão exaustivas, impessoais e ...mais não digo, senão levo corrida!

Ivar C disse...

fatylynha, concordo contigo plenamente... lol! bjs.

Maria Arvore disse...

Lol lol lol

Não digas nada aos analfabetos funcionais mas essa característica também costuma dificultar a comunicação durante o acto sexual. ;)) Faltas-lhe capacidade de interpretação. ;)))

Ivar C disse...

lol lol lol... eu não digo ;)

deKruella disse...

A mim tb me mete confusão esse tipo de troca...é tão simples e a diferença é bem abismal...já viste se a pessoa quiser escrever: fizeste-te...LOL...bem complicado né? eu ja vi a palavra separada com dois traços: fizes-te-te...onde é que aprendem que as palavras levam dois traços??? Bizarro...

Ivar C disse...

kruella, deve ser na Universidade Independente, lol!

L u i s P e s t a n a disse...

Ivar,

eu não estava a querer comentar algo da Cristina, estava a falar de uma forma generalista, mas é melhor estar calado a ver se ninguém nota, pois eu a armar-me em expert da língua portuguesa, fiz questão de escrever um erro e tudo…e só escrevi 2 frases…vá lá…menos mal;)

L u i s P e s t a n a disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivar C disse...

tá-se bem luis, don´t apoquentate yourself... :)

Cristina disse...

Dorme descansado, Luís, não levei a mal :)

Além disso, prefiro ser corrigida do que persistir no erro. E com a minha profissão, fica mal escrever incorrectamente ;)

Beijinhos e bom fim-de-semana

Curiosa disse...

O que me divirto a lerte-te!!!
;)

Ivar C disse...

lol! eu também me divirto a escrevervo-vos

Anónimo disse...

ahah! muitoooo bom :D (este post já tem uns aninhos mas não pude deixar de comentar! confesso que viajo bastante pelas paragens deste blog e esta etiqueta, tal como todas as outras, é sem dúvida muito boa. parabéns!)