6.10.2007

mulheres, traumas, cores e ejaculação precoce...

Esta carta vem hoje na Pública, suplemento do jornal Público. Depois de a ler, e também baseado em conversas sóbrias que já tive com amigos meus, acho que se posso resumir, ainda que duma forma empírica, o processo de evolução psicossomática no homem depois do divórcio.

Tive uma relação que durou cinco anos. Acabou tudo, faz sensivelmente um ano. Estive deprimido durante mais de seis meses, período em que estive abstémio no que concerne a mulheres. Há alguns meses, voltei a ter contacto sexual(sempre com parceiras casuais), mas não tenho conseguido ter o desempenho que tinha. O problema é que tenho tido frequentemente ejaculação precoce. Tenho 26 anos, considero-me saudável, pratico exercício com frequência, sempre consegui satisfazer as minhas parceiras. Por vezes, no passado acontecia-me isso quando estava muito nervoso ou com muito stress, agora, tornou-se regra. Acredito que tudo se deve a não estar completamente sanado quanto à relação que refiro no começo desta carta. Será mesmo psicológico ou será um problema físico? Comecei agora uma relação e sinto algum nervosismo quanto a um contacto mais físico por ter medo de ficar envergonhado.

O período abstémio existe sempre, sendo que a primeira companheira sexual que se tem é quase sempre casual, mesmo que na altura se acredite que não. Mesmo que se chegue a acreditar que se gosta muito dela, isso é normalmente mentira. Na verdade acho que criamos a necessidade de gostar de alguém para combater uma certa frigidez emcional instalada em nós.
O período eufórico consiste numa actividade sexual um bocadinho acima do normal, com companheiras de curta duração emocional. Apesar de eufórico é uma fase fodida, em que apesar da regular actividade sexual, se geram constantemente sentimentos contraditórios dentro de nós: vou/não vou, faço/não faço, amo/não amo.
O período de má prestação sexual vem só a seguir às primeiras relações sexuais casuais, quando se começa a levar mais a sério o facto de levar alguém prá cama. Normalmente, com a primeira mulher que levamos para debaixo dos lençóis com paixão, levamos também algum nervosismo. Nunca sofri de ejaculação precoce mas já tive más prestações sexuais, sim. Sei que assumir isto é um problema para a maior parte dos homens. Para mim não é.
O período nuvem (como lhe chamo), em que acho que me encontro agora, é a fase em que se pode viver algumas amizades coloridas, e se começa a acreditar que talvez valha a pena voltar a ter uma relação. Talvez... não se tem muito bem a certeza. As amizades coloridas são importantes, porque as cores tanto aparecem vivas como desbotadas, dependendo dos dias, e vão-nos avisando secretamente de coisas pelas quais não queremos passar outra vez.

22 comentários:

Elora disse...

Isto de fasear ajuda a racionalizar a coisa? Se sim, acho muito bem. Qual é a fase seguinte?

Ivar C disse...

a fase seguinte não sei, mas prometo que escrevo sobre ela... ;)

Sabina disse...

Meu amigo

Confuso, confuso é quando simultâneamente e na mesma semana vivemos essas fases todas..lol

Eu já passei por isso, agora acho que estou na fase eufórica porque é a fase que me dá menos trabalho e chatices.

Só tenho uma dúvida: o que é uma "actividade sexual um bocadinho acima do normal?"

Bjos

Ivar C disse...

insaciável, uma actividade sexual um bocadinho acima do normal, é foder mais vezes do que, para ti, normalmente seria normal... :)

deKruella disse...

que bom encaixe de definições...espero que a nuvem passe;)

Ivar C disse...

kruellinha, a fase nuvem não é má... é cool. tem que passar mas não há assim tanta pressa. ;)

Fatyly disse...

Li com muito interesse este teu texto e a explicação para cada período existente no homem após o divórcio.
Não faço ideia a tua idade, nem de quem anda por aqui, factor que não me interessa, mas essa visão faseada preocupante, que de preocupante nada tem resume-se apenas a uma coisa que digo sempre:
Cada caso é um caso, mas em qualquer idade após um divórcio, traumático ou não, tudo pode acontecer como pode não acontecer nada e acho que complicam tudo com tanta preocupação, mais notório nos homens e deixam de viver a vida. Não me refiro a problemas sexuais graves que deverão ser tratados!
Já agora faço-te uma pergunta que tenho feito a muitos homens e que por vezes provoco risadas:

Porque é que os homens quando sabem que uma mulher é divorciada pensam e fazem cerco de forma simulada mas "besta" numa de...coitada deve precisar de homem versus sexo ou aleluia encontrei "cama, mesa e roupa lavada"?
Mas também ataco a mulheres, porque se afastam com medo que lhes roubem o homem?
Respeitando todas as opiniões, para mim é muito mais importante o afecto, carinho, dar a mão, o ombro, confiar, abraçar, desabafar, conivência, cumplicidade e depois sexo, dure o tempo que durar, do que o inverso.

Ou seja: mais vale um mês, um ano, cinco, seis em pleno de tudo (que jamais chamo amizades coloridas), do que uniões de fachada de anos e anos (como foi a minha) onde exista apenas monólogos e um que reme contra a maré pensando que se pode mudar quem está ao nosso lado numa esperança tão parva. Eu amei demais...
Mas o que é ser amada? Não sei, como não sei o que é o ciúme!
Só sei definir o que sinto e sexo por sexo JAMAIS!

E apesar dos pesares mesmo sozinha tenho sido saudavelmente feliz, mas olha que hoje bem que precisava de uns braços fortes que me agarrassem:(

Já escrevi demais, raios que me partam que não sei ser sucinta:)))
e HOMENS sejam felizes como são porque a vida passa tão rápida!

Beijos

Ivar C disse...

fatyly, eu vou prós 36 e tive uma relação de quinze anos. chamo amizades coloridas ao que tenho actualmente sem problema nenhum, porque pra mim são diferentes do que tive e, espero, virei a ter outra vez. Não estou a dizer que são más, são só diferentes. Sexo sei o que é. Sexo Jamais nunca tive... Beijos fatylynha, e que a vida te corra bem.

Fatyly disse...

Não sabia e eu tenho 56:))))

O engraçado é que aprendo bastante ao ler-te e ao ler os teus comentadores porque os meus rondam a tua idade, excepto as netas com é óbvio loll e assim tento não perder o comboio!
Eu sei o que são "amizades coloridas" e desde que não sejam más aproveita ao máximo.
Com toda a certeza que lidas com homens mais velhos e terás uma ideia à pergunta que fiz e que não respondeste:)

A minha vida corre bem porque não choro sobre leite derramado.

Um dia levo corrida!

Ivar C disse...

fatylynha, não te respondi mporque não sei. eu não penso nada sobre mulheres divorciadas e nunca cerquei nenhuma... mas acho que já me aconteceu mais ou menos isso: uma mulher pensar "este gajo divorciado, coitado, precisa de mulher". bem, como preciso mesmo não me chateio.
Agora, sei o que é ciúme, sim. Só tento não manifestá-lo porque não tenho o direito... mas sei bem o que é estar todo roído por dentro... e do-te razão: o mais importante é o afecto e depois o sexo. Nas amizades coloridas também. ;)

Maria Arvore disse...

Dou-te razão na esquematização das fases que me parece que aliás funciona para ambos os sexos.
Mas tem esperança que só o 1º divórcio é que funciona assim e custa. O 2º já se faz com uma perna às costas. :)))

Sabina disse...

LOOOL

A minha actividade sexual agora serve de bitola???

Bjos

Anónimo disse...

Pois, infelizmente junto-me ao grupo daqueles que sempre sofreu da e.precoce. Já na casa dos 30, com uma namorada nova (com quem ainda n tive relações) vai ser complicado ultrapassar esse problema. Sobretudo p quem teve sempre relações passageiras..
Pena não haver uns comprimidos para resolver a questão...
Sim, pq não se trata de ansiedade ou nervosismo.
Enfim.. vida de macho não é fácil..

Ivar C disse...

insaciável, claro que sim... tu é que és insaciável. :)

amigo anónimo, são raros os homens com problemas sexuais de origem orgânica, na casa dos 30, e há 400000 (segundo o Público) portugueses a sofrer mais ou menos do mesmo. Faz um seguro de saúde daqueles que permitem pagar consultas de especialidade mais baratas e vai a um andrologista. Isso cura-se e não há que ter vergonha. Abraço e boa sorte.

Ivar C disse...

maria árvore, então, a partir do 3º aquilo até deve dar gozo... ;)

Anónimo disse...

Caro Bagaco, gracias pla informação. Por acaso esta semana vou a um urologista. Creio ser o mesmo que andrologista, certo?!
Abração

Ivar C disse...

anónimo, também podes ir a um urologista, sim, mas não é bem a mesma coisa. A urologia é mais sobre o sistema urinário, a andrologia é mais sobre doenças masculinas, incluindo as de foro sexual. Eu já fui a um andrologista e fui muito bem tratado. Boa sorte...

Anónimo disse...

Caro amigo vou seguir o teu conselho. Vou cancelar o urologista e procurar um andrologista dentro do meu Seguro. Parece-me mais sensato a avaliar pelas tuas palavras.
Brigadão pelos valiosos conselhos.
Forte abraço

Ivar C disse...

hum... se fores de Aveiro é muito mais rápido numa clinica ali na Vila Jovem (colado ao Bairro de Santiago) de que não me lembro o nome agora, do que na Cliria (são aí uns odis meses para ter uma consulta). Quando lá fui, com o seguro médio da SAnos, paguei 13 euros em vez de 70. :)

Anónimo disse...

Caro amigo, cancelei a tal consulta; o pior é q não encontro no meu Seguro nada referente a Andrologia. Sou de Lisboa. Se souberes de algo, era cool. Entretanto vou ligar para a Seguradora p saber algo mais ou então... que se lixe, lá terei que ir a Aveiro! Ehehe!
Farto de andar com esta história às costas!
Grande abraço e mt obrigado + 1 vez!

Ivar C disse...

amigo anónimo, não há crise nenhuma, eu é que sou tolo. por acaso marquei uma consulta para amanhã e ele não é andrologista. é mesmo urologista. o meu médico é muito bom, dá para lhe contar tudo sem problema nenhum. Chama-se Mário Reis e atende no CCA, em Aveiro (Tlf: 234 385 075)

Anónimo disse...

Caríssimo, o meu amigo é o Maior!! Fica registado. Tb já encontrei uma clinica aqui em Lx, embora não abrangida pelo Seguro, mas paciência! Antes ficar fusido pela carteira do que por não fo...!! Ehehe!
Grande abraço