5.20.2007

divórcios na assembleia

O projecto de lei do Bloco de Esquerda, chumbado esta semana na Assembleia da República, e que visa facilitar o divórcio mesmo quando apenas um dos cônjuges o pretenda, devia ter sido aprovado. Os deputados do PCP e do Bloco votaram a favor, os mormons do CDS-PP e do PSD votaram contra. No PS, a disciplina de voto esteve quase a ser posta em causa pelos que não fodem nem saem de cima.
Quando um dos cônjuges se quer divorciar é porque o divórcio, de facto, já se deu. É uma questão de facilitar a papelada. Por muito que os homens não compreendam as mulheres que se querem divorciar deles, ou que as mulheres não compreendam os homens que se querem divorciar delas, não há volta a dar a esta questão. Para bem de todos.
A Zitinha votou contra, por exemplo, e é um dos exemplos de que os divórcios se devem facilitar, para facilitar também nem que seja um novo casamento oportuno.

8 comentários:

Nelson Peralta disse...

Duas formas de ver a coisa:

1 -o primado da culpa, daí ter que se provar a culpabilidade de um dos cônjuges em Tribunal;

2 - a fabilidade do casamento. Só existe casamento com a vontade expressa de duas pessoas.

Gostei particularmente dessa análise dos que "não fodem nem saem de cima"!

Ivar C disse...

pois, Nelson. A segunda é óbvia. A primeira não é uma assunção de nada. Abraço.

Xantipa disse...

Mesmo agora, os divórcios não são complicados. O meu foi no passado dia 8. Duas semanas antes fomos «meter os papéis» e no próprio dia, se prescindirmos de tempo para pensar melhor (mais 15 dias) - nós prescindimos - foi imediato.
As complicações não fazem sentido, até porque o divórcio não significa que a outra pessoa não continue a tentar dar-nos cabo do juízo! (F***, em pensamento)
Beijinhos

Ivar C disse...

o meu foi complicado, e a minha ex-companheira nem sequer me dá cabo do juízo... mas demorei três meses a divorciar-me, gastei 1100 euros em advogados e papelada, e ainda levei um sermão do conservador... ;) jinhos.

Xantipa disse...

O meu custou-me 132 euros (dividimos a meias...)
Isto está muito mais barato.
Sermão... só o da conservadora, que estava contra a facilidade que querem impor aos divórcios e desabafou connosco, que estávamos mortinhos por sair dali.
O pior é mesmo ele, que me dá cabo do juízo (ai isso dá).
Jinhos

Nelson Peralta disse...

Não querendo estar a usurpar este espaço para fazer a defesa do projecto-lei (isso já tive que fazer há um ano),

Xantipa, o divórcio por mútuo consentimento não é de facto complicado. Mas não é esse que o projecto visava alterar, mas sim aquele em que apenas um cônjuge o pretende. Actualmente, apenas ocorre com recurso a um tribunal onde se tem que provar a culpa do outro cônjuges.

O projecto visava permitir o divórcio a pedido de um dos cônjuges, exigindo um período de reflexão de 3 meses e duas audiências. Acabava-se com o tribunal.

Maria Arvore disse...

Tu não me digas que a Zita sempre usou essa via no seu elevador da Glória! ;)))

Ivar C disse...

nelson, usurpa este espaço à vontade...

maria árvore, usou pois...