5.21.2007

animais

Cães
Há uns dias vi uma senhora a passear um casal de cães, segurando simultaneamente duas trelas. A fêmea seguia na frente, de cauda no ar e um laço nas orelhas. O macho seguia atrás, cabisbaixo e envergonhado. Não sei porquê identifiquei-me com o bicho.

Vampiros
Role Playing Game é um jogo onde desempenhamos o papel duma personagem qualquer. Eu sou o vampiro bagacinho, e fui criado pela vampira Ganestra. Epá... não há por aí mais nenhum tolo ou tola que queira jogar?

Cegonhas
Em Aveiro há mesmo muitas cegonhas. Passo frequentemente por algumas que fizeram ninho nas estruturas que sinalizam a saída da IP5 para a N109. Invejo-as: as cegonhas nunca se divorciam.

Cisnes
Também invejo os cisnes pela mesma razão. Os gajos nunca se divorciam mas ainda vão mais longe: quando estão para morrer ainda cantam.

Porcos
Quando eu era pequenino os meus pais compravam batatas directamente ao produtor. Era um senhor que se chamava Ti Manel das Batatas e vivia na freguesia de São Bernardo. Tinha porcos, e eu gostava de lá ir comprar as batatas com os meus pais para os poder ver. A minha dúvida era sempre a mesma: como é que o Obélix conseguia caçar só com a mão javalis, animais de porte parecido com aqueles que eu estava a ver.

Pirilampos
Uma vez acampei numa floresta em Eixo, uma freguesia rural de Aveiro, num fim de semana organizado por um amigo meu que já morreu, e que juntava várias bandas de música punk de todo o país. Só me lembro dos X-Acto e de algumas de Aveiro: Mentes Podres e Inkisição. Acabei por não ligar nada à música porque conheci lá uma miúda de cabelo vermelho que me entusiasmou à brava. Depois foi o costume: bebi demais e fumei demais, até que adormeci ao ar livre. Quando acordei montes de pirilampos brilhavam no céu escuro. Ela estava ao meu lado, tal como eu, cheia de terra e com o cérebro cansado. Olha, disse-lhe eu, o teu cabelo está a voar. Nunca mais a vi.

Hienas
A minha primeira namorada, já o disse aqui, chama-se Helena e andava comigo na escola primária. Era morena e corria muito mais do que eu. Foi, talvez, a primeira vez que senti o que é ser excluído dum grupo. Os outros rapazes da minhas sala chamavam-nos “namorados” com ar de gozo e atiravam-nos pedras. Deve ser por isso que sempre que vejo hiena me lembro dela, ou então porque estas memórias me fazem rir.

6 comentários:

Anónimo disse...

Adorei a dos pirilampos :)

Burns disse...

lembro-me dos inkisiçao , mentes podres , ratos da ria , cagalhoes
tudo malta fixe
alguns andaram a estudar comigo no jose estevao
bons tempos

Ivar C disse...

karla, a dos pirilampos também adorei, na altura. Agora tenho saudades de ser puto outra vez... ;)

burns, faltam aí só os marx e os coelhos do pântano, eskroto, e o meus fabulosos agricultor debaixo do tractor... cof... cof... pronto, aqui está uma pequena homenagem aos anos 80 e 90 aveirenses...

Burns disse...

marx conheço bem
ia ate aos ensaios e tudo

Ivar C disse...

eram ali num edifício na Lourenço peixinho, ao pé do Tangará. Eu fui lá uma vez praí... mas até nem gostava de Marx... ainda faltam aqui os Danzartaud e mais uma merdas que agora não me lembro...

Burns disse...

era no sitio do sindicato dos enfermeiros