10.29.2006

mulheres artistas que não compreendo (10)



Marina Abramovic


Nasceu em 1946, em Belgrado. Actualmente vive e trabalha em Amesterdão.
Abramovic é, realmente, incompreensível, mas também incontornável depois de a conhecer. Em 1988 percorreu, na Grande Muralha da China, 2000 km em 90 dias até encontrar o seu companheiro de vida, Ulay, que havia feito o mesmo a partir do extremo oposto da muralha. Fizeram isto para se separarem após esse encontro, para sempre. Esta encenação dava forma à dor da separação, como se esta fosse apenas uma inevitabilidade das leis da vida.
Marina e Ulay realizaram várias performances juntos até este dia. Correram repetidamente atirando-se contra uma parede, até à exaustão, em “Interrupção no Espaço” (1977); esbofetearam-se um ao outro até um deles não aguentar mais, em “Claro/Escuro” (1977 também).
Já sozinha, ganhou um prémio na bienal de Veneza em 1997 onde, rodeada por três projectores de vídeo mostrando-a com os seus pais, mais três taças de cobre cheias de água, se sentou e limpou 1500 ossos de gado enquanto cantava canções da sua infância. Esta performance foi uma abordagem à guerra na Bósnia.
Para ela, manter o corpo e a alma juntos, é igual a permanecer vivo.

Sem comentários: